sexta-feira, 11 de julho de 2008

Anima Mundi 2008

Começou hoje, dia 11, o Festival Anima Mundi. São mais de 400 filmes participantes, selecionados entre mais de 13o0 enviados de vários países. Por enquanto, os destaques vão para La Maison en Petits Cubes, de Kunio Kato (Japão) e O Despejo ou... Memórias de Gabiru, de Sergio Glenes 2008 (Brasil).

O filme de Sergio Glenes é poesia pura. Ou melhor, música pura, pois foi realizado sobre uma canção de Adoniran Barbosa, "Despejo na favela". Sobre cenários impressionistas, os personagens do filmes movimentam-se pela escola americana de animação e o traço lembra muito o de Péricles. E é isso que causa um impacto visual indescritível. Nunca gostei do Edson Cordeiro, mas tenho que admitir que sua versão da música neste filme é belíssima. Um filme de sonho, maravilhoso, e não há nada de 3D nele!

O curta japonês "La maison..." tem um quê de "O despejo...", pois a técnica (lápis sobre papel) é a mesma, o tratamento da cor os aproximam. Um filme japonês que parece francês e... tem um nome francês! O mergulho do personagem principal em suas memórias é de engolir em seco, é preciso segurar as lágrimas.
Este ano participo do festival com De Ovos e Guarda-Chuvas, na sessão Panorama 5.
Em breve mais postagens sobre o Anima Mundi!

Nenhum comentário: