quarta-feira, 16 de julho de 2008

Anima Mundi 2008 - Panorama 4

Zé Pimpão, o acelera - André Letria (Portugal) - Um filme educativo, que mostra um sujeito que dirige igual a um carioca: costurando, pisando fundo, apostando corrida, tirando onda e desrespeitando tudo e todos. No final atropela um casal e acaba num hospital. Todo realizado em 3D e narrado em versos.

Cahrovaniy Zaporozhets - Nataliya Marchenkova (Ucrânia) - Um curta bem divertido que conta a história de uma sereia que rouba o reflexo de um homem. Muita confusão com navios de guerra, piratas, guerreiros e sereias... um traço engraçado onde os personagens têm contornos que lembram as antigas iluminuras medievais. A animação é simples e até meio gaiata, como quando as sereias dançam.

Wally warning `no monkey` - Harry Flosser (Alemanha) - Engraçadíssimo clipe cujo reggae convida o sisudo mundo dos macacos cinzas a relaxar numa boa... excelente animação de cartum com ótima "pegada" no traço! Computador 2D.

A um segundo do meu fim - Visorama + Marão, Rosaria (Brasil) - Marão é pai, um dos melhores da animação brasileira e Rosaria já está no mesmo caminho há alguns anos. A música da banda Virus é de ótima qualidade, a animação é excelente, mas... não combinou. A melodia é hardcore demais para o traço divertido da dupla. Lápis sobre papel.

Luke: terre ferme - Laurie Thinot (França) - Outro videoclipe, desta vez da banda francesa Luke. Uma seqüência vertiginosa de um homem que cai num abismo quase sem fim. Interessante o visual, mas ouvir pop francês ainda soa estranho aos meus ouvidos! Realizado em computador 2D e 3D.

Maybe - Sam Chou (Canadá) - Por um mundo menos feroz, mais amigo e mais solidário. Tem menos de dois minutos, mas dá o recado em lápis sobre papel.

Ephemeral - Tony Radevski, Jonsu Oh (Austrália) - Animação em 3D de excelente qualidade, sem aquela pasteurização de volumes redondinhos e coloridos, pelo contrário. O visual dos personagens é impressionante, como caricaturas em 3D, com ótimas expressões. A história se passa num velho vagão de trem, onde uma lata de refrigerante vazia corre de lá pra cá conforme o trem pára, anda ou faz curvas. Os passageiros, até então indiferentes uns aos outros, passam a observar a trajetória da lata e daí começam a mostrar que não são tão indiferentes assim. Antes fossem!

27 years - R. Mond (Suíça) - Uma seqüência de fotos 3x4 de um homem, tiradas em uma cabine durante 27 anos, resultando num filme de menos de 2 minutos. Esquisito: é interessante mas é sem graça.

Emily Winter - Manu Molin (Áustria) - Uma criança que tenta a todo custo sair de um mundo que não parece ser o seu. Lembrou muito a animação norueguesa Snill, exibida no Anima Mundi do ano passado, onde uma menininha roda a baiana para se livrar do mundo comportado imposto por seus pais. A diferença é que Emily não consegue voar como Snill. Belíssima animação de bonecos.

It, God - Michael Zauner (Reino Unido) - Um homem cai e, ao juntar seus pedaços, descobre Deus debaixo de sua costela e o guarda sob seu sovaco. Ele parte à procura da casa de Deus, mas como todo o resto (ou o que restou) do mundo, não a encontra. O interessante desta sessão é que as pessoas riam das cenas, mas para mim não havia motivo para isso, apesar de ser ateu. É um filme bem esquisito, realizado em computador 2D.

Nenhum comentário: