sábado, 12 de julho de 2008

Anima Mundi 2008 - curtas 13

Foram sete curtas nesta seção.
1 - S.I.T.E, de Pablo Orlowsky (México) - através do que parece ser uma câmera, com todas aquelas interferências e sons que lembram as imagens da descida do homem na Lua, vemos seres bizarros (humanos e vermes) não muito nítidos que parecem estar em guerra com as máquinas (tanques e aviões). Um visual apocalíptico e futurista, mas não deu pra saber ser era apocalíptico ou futurista! A técnica parecia ser 3D, misturado com filmagens, mas não me agradou.
2 - ANIMADORES, de Allan Sieber (Brasil) - fiel ao nome da produtora, Toscographics, o desenho e a animação são toscos, mas isso aqui é um elogio! Conta a história de uma trupe de animadores de festas infantis que cortam um dobrado para ganhar poucos trocados. O personagem principal ainda sofre por estar vestido de ursinho em pleno metrô! Muita humilhação!
3 - COOK, MUG, COOK, de Jirí Barta (República Tcheca) - uma produção em 3D que lembrou muito R.E.P.E.T.E., de Mikaela Pavlátová. Aliás, eu tive a impressão de que o autor realmente roubou a idéia dela... começa bem, tem um visual bonito, mas estende-se demais e torna-se chato. Não vou dizer que torna-se repetitivo porque a intenção é realmente esta, mas o "plágio" do filme de Mikaela me aborreceu muito.
4 - CASA DE MÁQUINAS, de Maria Leite e Daniel Herthel (Brasil) - uma engenhoca muito bem elaborada (não percebi se era 3D ou animação de objetos e eu acho isso muito legal), onde esferas, catracas, manoplas e fios se movimentam depois de acionados por uma manivela. Só não entendi de onde caem as bolas que iniciam o movimento do conjunto; elas parecem brotar do teto e liberam outras bolas que também "surgem" de dentro de nichos redondos, rolando para a superfície de madeira e "colando-se" nela, meio que sem propósito. As bolas aqui acho que foram os únicos objetos que não fizeram muito sentido na parafernália. Ou talvez eu precise assistir o curta de novo... Fora isso, uma produção muito bem cuidada e com um final que não surpreende muito.
5 - MONSIEUR COK, de Franck Dion (França) - um "senhor da guerra" com um visual impressionante em 3D. Uma fábrica de bombas onde os operários são substituídos por máquinas (se é que podemos chamá-las assim) e depois transformados em soldados. Em suma: você fabrica a bomba, você joga a bomba, você morre com a bomba. O líder dos operários é bem parecido com Stalin e volta para se vingar usando uma foice e um martelo. Muito, muito bom, recomendado!
6 - DE ZWEMLES, de Danny de Vent (Bélgica) - usando uma técnica que parece ser colagem digital misturada com 3D, um menino encontra-se às voltas com seu primeiro dia de natação. Daí rolam algumas confusões e acertos... mas não passa de um dia comum na vida de uma criança. Um belo filme.
7 - DJI VOU VEU VOLTI, de Benoit Feroumont (Bélgica) - um bardo faz de tudo para cantar sob a sacada do quarto de sua amada, até sair no pau com a... legenda! Isso mesmo! Nesta excelente produção em 3D até a legenda em inglês dá show. O final é triste, mas o filme é belíssimo.

Nenhum comentário: