sábado, 31 de maio de 2008

Ilustração para a revista Brasil Energia

Essa deu trabalho. Imagine reconstruir o prédio-sede da Petrobras e dar a ele a forma de uma estrela? Foi da época em que a ditetoria da estatal estava mudando, já no governo Lula.
Usando uma foto excelente do Marcus Almeida, fotógrafo da revista, tive que vetorizar uma estrela e posicioná-la seguindo a perspectiva. Mas antes de distorcer o prédio tive que recortar e salvar em camadas a fachada ainda original, para depois aplicá-las sobre os lados da estrela já em perspectiva.
Para preencher os novos espaços que surgiram a saída foi replicar jardins e colunas à rodo. Um olhar mais atento e você pode ver a repetição dos padrões.

Ilustração para a revista Posto de Combustíveis

Peguei um terno do meu guarda-roupa (aliás, o único que eu tenho!) e fotografei, mas apenas para usá-lo como base para um efeito hiper-realista. Para simular o tecido com perfeição, capturei sua cor e seus matizes e apliquei um filtro que causou a sensação de fibra de algodão. O resto foi no aerógrafo digital mesmo: sombras, luzes, vincos e amassados.
A estrela também é uma ilustração baseada em foto com os devidos efeitos de bevel e pillow emboss e blur.

Ilustração para o Guia de Negócios (Petróleo e Gás)

Ilustração hiper-realista totalmente realizada no computador, mas não em programas de simulação 3D. Primeiro fiz o palm chapado, com todos os botões e filtros necessários. Depois distorci a imagem com a ferramenta de perspectiva e criei a profundidade e as sombras necessárias para finalizar. Não há cálculo 3D aqui, é tudo no olho mesmo ou, quando necessário, o uso de pontos de fuga clássicos.

Ilustração de capa da revista Posto de Combustíveis

Uma fotomontagem realizada da seguinte maneira: fotografei um posto de gasolina perto da minha casa e um pedregulho do meu quintal! "Carimbei" a pedra com o logo da BR e apliquei filtros "motion blur" para dar a impressão de meteoro. O posto teve sua marca apagada, foi recortado e aplicado sobre um céu noturno, que também é uma ilustração. Os efeitos de luminosidade também foram acentuados no computador.