segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Ilustração para capa da revista Brasil Energia

Uma fotomontagem, sendo que o guarda-chuva foi desenhado e pintado digitalmente. O céu ao fundo e o céu do guarda-chuva são fotografias tratadas.
O guarda-chuva foi desenhado também sobre uma foto, com ligeiras modificações. A ferramenta aerógrafo foi muito útil para pintá-lo, que aliada às transparências dos pincéis e às camadas, permitiu a realização de sombras sutis no pano preto que provocaram boa sensação de "esticado".
Com o tempo a gente vai aprendendo a hora certa de parar e as ilustrações vão ficando cada vez mais sofisticadas.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Fotomontagem para capa da revista Brasil Energia

Esta fotomontagem foi realizada da seguinte maneira: construí uma maquete em papelão do prédio da Petrobras (detalhe) para o fotógrafo, que fez a foto em seu estúdio. Com a foto pronta, pude recortar a fachada do prédio através de outras fotos do prédio e montá-la seguindo a perspectiva. É como aplicar a textura num objeto modelado em 3D, mas aqui foi na munheca mesmo, lado a lado, com muita paciência e gigas de espaço!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Ilustração para a MSW Value Management

Este objeto, na verdade, é apenas uma parte de uma ilustração de grandes dimensões. O modelo utilizado foi um suporte de filtro de papel real, posicionado ao lado do computador. E ele se comportou muito bem, nem se mexeu!
Mais uma ilustração hiper-realista, com a diferença que não foi trabalhada sobre foto. Muitas camadas e pinceladas com a Wacom.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Ilustração para O Grande Livro da Memória - Editora Seleções

Não parece, mas estas moedas deram trabalho. Muito trabalho! As unidades foram criadas em vetor sobre fotografias que fiz de cada uma delas. Aqui, para causar sensação de alto ou baixo-relevo, utilizei as ferramentas Bevel, Emboss e Shadow, e também tive que caçar na internet a mesma fonte utilizada nos números e nas palavras. Uma vez prontos todos os versos e seus respectivos reversos, foi só criar cópias e posicioná-las para que ficassem na posição exata, pois é um jogo onde o observador precisa seguir um caminho lógico.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Ilustração inédita

Esta ampulheta foi feita usando os recursos de pintura digital: dedo, esponja, blur e muitas, muitas camadas (outra vez!). O sistema de camadas foi a grande sacação dos programas de ilustração digital.
A ampulheta foi desenhada em vetor sobre uma foto minúscula, mas suficientemente grande para mostrar como se comportavam luzes, sombras e reflexos.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Ilustração para capa da revista Posto de Combustíveis & Conveniência

Em certos casos o ilustrador precisa de uma boa câmera digital como suporte para uma boa ilustração. Neste trabalho meu vizinho foi muito camarada ao ceder seu carro e seu pequeno canavial como modelos.

Trabalhei vetorizando e pintando com a Wacom camada sobre camada, capturando as cores da própria foto. Como é uma ilustração hiper-realista, simplifiquei os reflexos das árvores na lataria, muito mais complexos na foto original, criando um horizonte que se repete nos vidros. Foram mais de 230 camadas e três dias para completar todo o trabalho!

Ilustração para a capa da revista Posto de Combustíveis & Conveniência

O conceito de relógio é recorrente quando queremos mostrar algo que precisa funcionar com precisão, com todas as peças bem ajustadas, como uma equipe afinada.

Esta ilustração foi construída com mais de 100 camadas diferentes, desenhadas uma a uma. Utilizei um relógio verdadeiro como modelo para as peças ficarem em seus lugares e para que o conjunto ficasse coerente.